Espace Oscar Niemeyer é um centro cultural projetado por Oscar Niemeyer na cidade portuária de Le Havre, França. O projeto se encontra dentro da área de reconstrução urbana concebida pelo arquiteto racionalista Auguste Perret após destruição do centro da cidade na Segunda Guerra Mundial.
O complexo — que hoje abriga um centro de performance, chamado Le Volcan, e a principal biblioteca da cidade, a Bibliotèque Oscar Niemeyer — é composto por dois volumes centrais, o maior de forma hiperbólica e o menor, cilíndrica, uma área semienterrada e uma praça. O desenho, dentro da linguagem conhecida de Niemeyer, com linhas fluidas e curvas, estabelece um poético contraponto ao esquema ortogonal racionalista que domina os projetos de Perret para as edificações vizinhas.
Um ponto definidor do projeto foi a determinação de Niemeyer para que a praça fosse rebaixada três metros e meio do nível da rua, protegendo-a do vento frio e fazendo com que a esplanada que unifica o projeto se convertesse também em um espaço de permanência, e não apenas de circulação.
“Para fotografar Niemeyer, basta seguir a linha — o traço te diz tudo", comenta o fotógrafo de arquitetura Paul Clemence, que compartilhou conosco uma série de fotos recentes desta obra de Oscar Niemeyer e um pouco de sua experiência:
Nesse projeto, Niemeyer conseguiu inserir várias de suas ideias associadas a Brasilia de uma maneira mais equilibrada com o contexto urbano; conseguiu dar uma escala mais humana àquele seu senso de monumentalidade. Não sei se foi o sol forte daqueles dias de verão, com a luz batendo com intensidade nas formas esculturais pintadas de branco, mas desde a primeiro clique só imaginava essas fotos em preto e branco. — Paul Clemence
Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, tornando-se a terceira cidade moderna a integrar a lista, juntamente com Brasília (1987) e Tel-Aviv (2003), em Israel.